sexta-feira, 23 de outubro de 2009

TicTacTicTac: 24 de outubro – Dia Internacional de Ação pelo Clima




Brasileiros se unem ao mundo em quase 4 mil eventos programados em 161 países



No próximo sábado, dia 24 de outubro, cidades de todo o Brasil serão palco de diversos eventos para sinalizar que está na hora de serem tomadas decisões que garantam um acordo ambicioso, justo e comprometido na 15ª Conferência das Partes (COP-15) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que reunirá os governos mundiais de 7 a 19 de dezembro de 2009, em Copenhague, na Dinamarca.





Organizadas em parceria entre as Campanhas TicTacTicTac e 350.org, as atividades desenvolvidas no Brasil serão somadas a quase 4 mil ações que acontecerão na mesma data e com o mesmo intuito em 161 países. Até o início da semana, quase cem eventos nos mais diversos pontos do território nacional já estavam registradas e outros continuam sendo cadastrados para realização no sábado.



Em Minas Gerais, por exemplo, o estádio do Minerão receberá os participantes da campanha para fazer o aquecimento do jogo Atlético e Vitória. Em Brasília, estudantes, parlamentares e funcionários comporão o número 350 em frente ao Congresso Brasileiro. São Paulo usará a música para chamar atenção contra as mudanças climáticas através do show da banda de pop-rock Sananda, no Parque do Carmo. E no Rio de Janeiro, um grupo se concentrará em frente ao Copacabana Palace (onde está o relógio da Campanha) para caminhar e coleta de assinaturas.



O grande diferencial da Campanha TicTacTicTac é reunir mundialmente e pela primeira vez pessoas e organizações diversas em torno de um tema único: não há mais tempo a perder em relação às mudanças climáticas. Há uma corrida contra o relógio e os países devem decidir, juntos, o futuro comum do planeta.



As atividades do dia 24 também destacam a necessidade de políticas que limitem a concentração de CO2 em 350ppm, limite constatado pela NASA, pesquisadores e ambientalistas como aceitável para a atmosfera. Esse índice representa uma mudança profunda no atual debate climático. Por anos, cientistas e fomentadores de políticas discutiram a possibilidade de limitar a concentração de CO2 em 450ppm. Atualmente a concentração deste gás é de 390ppm.



Para cada evento realizado no Dia Internacional da Ação Climática em todo o mundo, os organizadores farão fotos que mostrem o número 350. Todas as imagens serão postados no site da 350.org e darão origem a uma petição internacional com informações vindas de todas as partes do globo.



“Embora as conversações em Copenhagen sejam só em dezembro, os governos estarão definindo as suas posições bem antes. Assim, o final de outubro é uma oportunidade importantíssima para que a sociedade se manifeste e pressione as lideranças governamentais a firmar o compromisso de assumir metas objetivas para serem apresentadas em Copenhague, servindo de exemplo e sinalizando para todos a necessidade de reverter o curso atual das emissões de gases do efeito estufa”, comenta Aron Belinky, coordenador executivo da Campanha TicTacTicTac no Brasil.



Além dos eventos realizados especialmente para marcar esse dia, a campanha TicTacTicTac convida todas as pessoas preocupadas com o problema do aquecimento global a levar a mensagem e o abaixo-assinado da campanha aos eventos artísticos, esportivos, religiosos e culturais em sua cidade ou comunidade. Os interessados podem registrar sua ação no site da campanha para receber materiais e informações de apoio.



Reivindicações mínimas da Campanha TicTacTicTac



→Garantir que o aquecimento global ficará bem abaixo dos 2ºC em relação à média histórica, estabelecendo metas e mecanismos para que, antes de 2020, comecem a decrescer as emissões globais de gases do efeito-estufa.



→ Reduzir as emissões dos países desenvolvidos em pelo menos 45% até 2020, frente aos níveis de 1990.



→ Estabelecer objetivos mensuráveis, verificáveis e reportáveis para redução substancial das emissões de países em desenvolvimento emergentes e em rápido crescimento econômico, viabilizados por medidas apropriadas a cada país.



→Apresentar medidas concretas de mecanismos e compromissos de aportes financeiros para apoiar países em desenvolvimento na estabilização e posterior redução de emissões, e na sua adaptação às mudanças climáticas.



→Aprovar a criação de soluções e mecanismos de REDD (Reduções de Emissões Associadas ao Desmatamento e à Degradação Florestal), justos e aplicáveis a curto prazo.



→Promover a sustentabilidade e dignidade do desenvolvimento humano e a integridade dos processos ecológicos, mediante a transformação da economia e o fortalecimento da democracia.



Sobre a Campanha TicTacTicTac



Lançada no primeiro semestre de 2009, a Campanha TicTacTicTac é conduzida por um grupo composto por entidades sociais e ambientais de renome no Brasil e no exterior: Avaaz, Greenpeace, Idec, Inesc, Oxfam, Vitae Civilis e WWF-BR. É respaldada também por um Conselho Consultivo múltiplo formado por personalidades e organizações brasileiras, como os institutos Ethos e Akatu, o Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (FBOMS), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Comissão das Pastorais Sociais da CNBB etc.



Sobre 350.org



Fundada pelo escritor e ambientalista Bill McKibbeen, a 350.org é a primeira campanha global de grande escala promovida, desde as bases, contra as mudanças climáticas. A missão da organização é servir de inspiração ao mundo inteiro para o desafio exigido pela situação ambiental atual. A 350.org pretende criar um novo sentido de urgência e de possibilidades para o enfretamento da crise climática.

Nenhum comentário: