Mostrando postagens com marcador 5. Brasil. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador 5. Brasil. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Nota de esclarecimento aos brasileiros
Nota oficial do Partido Verde
Executiva Nacional do PV
O Partido Verde e sua candidata fizeram nascer nos corações e mentes de milhões de brasileiros a idéia de uma terceira via possível, uma alternativa consistente ao quadro simplista que nos era apresentado, de um Brasil com apenas duas portas que poderiam ser abertas em direção ao futuro. Não apenas nos consolidamos como uma opção política concreta. Influenciamos a reformulação das plataformas dos dois candidatos alçados ao segundo turno das eleições presidenciais, mediante a inserção da questão moral e ambiental como tema de peso a ser considerado.

O Partido Verde e sua candidata, Marina Silva, fizeram história. A campanha que levou a causa verde para um número de brasileiros que nem nós no princípio esperávamos marcou-se pela sintonia perfeita entre o partido político e sua candidata. A luta em prol de uma sociedade equilibrada e justa do ponto de vista social e ambiental está e continuará no cerne das preocupações do Partido Verde.

Por essa luta, esforços foram empreendidos e dificuldades iniciais superadas. O Partido Verde tem como marca teses avançadas e pioneiras, que sempre abrangeram, além da questão ambiental, o apoio à luta das minorias e a defesa de temas como a união homoafetiva e a descriminalização do aborto e das drogas, entre outros. Com generosidade e respeito às diferenças, para receber Marina Silva sem quaisquer freios, estabelecemos a cláusula de consciência, que permite que filiados explicitem suas posições pessoais em relação a itens do programa partidário em face de convicções religiosas. Reconhecendo desde o início a relevância política de Marina, foi alterado, também, o número de membros da Executiva do partido, de maneira a abrir espaço a vozes diretamente ligadas à futura candidata.

Também fomos o partido que lançou o maior número de candidatos aos governos estaduais com o objetivo de consolidar a candidatura presidencial, o que dificultou o fortalecimento da nossa bancada Federal, que baixou de 15 para 14 deputados. Com olhar para o país, assumiu-se que o partido e Marina deveriam se empenhar para estar em plena convergência.

Não podemos nos furtar, todavia, a expressar nossa posição sobre a situação que gerou a polêmica em torno da possível saída de Marina Silva de nosso partido. Consideramos que estamos passando por nossa primeira grande crise de crescimento. O Partido Verde e suas lutas, entretanto, são maiores do que qualquer pessoa. Temos certeza de que ultrapassaremos os problemas atuais e sairemos fortalecidos desse processo.

Deve ser dito que não nos recusamos, em momento algum, a efetivar aperfeiçoamentos nas regras que moldam o funcionamento de nosso partido. Estão programadas atualizações programáticas e elas ocorrerão, no tempo oportuno dos verdes, e como decorrência de amplo debate interno e com a sociedade, não da imposição de grupos determinados que integram o partido. Cabe explicar que, no atual estatuto do Partido Verde, não se apresentam quaisquer óbices à participação dos filiados nos processos internos de tomada de decisão. Muito ao contrário.

A transformação dos partidos políticos, como toda construção social, necessita ser conduzida de maneira democrática e responsável. Os processos nesse sentido devem ter como base a tolerância, a abertura para negociação, a persistência, a paciência e a humildade. Não abriremos mão das discussões necessárias, francas e abertas, antes de efetivar modificações na organização e na dinâmica de nosso partido.

O Partido Verde lamenta muito essa falsa polêmica artificialmente inflada sobre a falta de democracia interna, que tem gerado distorções injustas na imprensa brasileira. Continuaremos sempre abertos para receber em nossas fileiras pessoas que entendem que a luta pelo coletivo é muito mais relevante do que a luta pelo individual. A construção da sociedade do futuro demanda trabalho árduo e permanente, que não pode prescindir de cidadãos dispostos a ajudar. Enfatizamos, contudo, que, independentemente de qualquer pessoa, o partido opta por continuar pautado por seus princípios e ideais.

Os signatários deste documento veem no Partido Verde um instrumento cuja existência só faz sentido na medida em que sirva para transformar concretamente a realidade, mediante a ampliação da democracia e da equidade social. Comprometem-se publicamente a promover amplos debates, com seus filiados e com a sociedade de forma geral, para continuar formulando e atualizando sistematicamente os posicionamentos do partido em relação aos principais temas que afetam os brasileiros.

Mantêm os seguintes compromissos:

- Preparar o partido para a atualização estatutária e programática, a ser aprovada em convenção nacional que será realizada em março de 2012;

- Mobilizar o partido para responder da forma devida aos principais temas em pauta no país, como a reforma política e a reforma tributária, assim como para enfrentar a pressão por retrocessos na legislação florestal e pela implantação de novas usinas nucleares, entre vários outros assuntos importantes que poderiam ser citados;

- Preparar o partido para as eleições municipais, estimulando candidaturas próprias, especialmente nos municípios onde houver dois turnos de votação;

- Promover o recadastramento dos filiados, simultaneamente a uma grande campanha nacional por novas filiações.


EXECUTIVA NACIONAL DO PARTIDO VERDE

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Guru de Marina, Cury diz que vai contribuir com programa de governo do PV


07/09/2009 - 09h06 (Folha On Line)
CÁTIA SEABRA, PAULO SAMPAIO da Folha de S.Paulo

"Cada ser humano é único no teatro da existência". A asserção é do psicanalista Augusto Cury, 50, conselheiro da potencial candidata a presidente pelo Partido Verde, Marina Silva (AC). Há seis anos, Marina é leitora fiel de seus livros. Recentemente, deu provas da admiração reforçando o convite para que ele se filiasse ao PV. Cury --20 livros publicados e 10 milhões vendidos-- aceitou, apesar dos apelos de sua caçula. "Vertendo em lágrimas, ela pediu: "Não vai, não, papai"." Ao que ele respondeu: "Tô pensando no futuro dos seus filhos e netos."  Cury nega rumores de que quer ser deputado. Admite, porém, a intenção de ajudar a fazer o programa de governo, especialmente na educação. Ele defende que todo ensino médio seja profissionalizante; que a universidade à distância chegue às cidades com mais de 10 mil habitantes, e que a disposição das cadeiras nas classe seja em "u". "Os professores devem ser bem treinados, para que o teatro da sala de aula não seja apenas um monólogo, mas que todos sejam coadjuvantes no processo do conhecimento", formula.


Túmulo
Ao justificar sua estreia na cena política, Cury usa um texto recorrente. "Em breve encenaremos o último ato de nossa exitência no pequeno palco de um túmulo." Para ele, tudo é teatro. Em uma palestra televisionada para 260 cidades, na sexta-feira, usou mãos, olhos e voz ao proferir máximas como: "nosso eu tem de ser muito bem formado para atuar na grande peça social"; "é preciso desenvolver a arte de pensar" e "o inconsciente é um imenso bastidor".


Centro da floresta
Dono de uma reserva de 180 mil m em São Paulo, ele mora com a mulher e três filhas no "centro de uma floresta", segundo sua definição. A casa fica em uma área desmatada de 2 mil m. Perguntado se pratica o ambientalismo, diz: "Sou apaixonado pela natureza. Desde cedo, ensinei minhas filhas a contemplar o belo. A fazerem das pequenas coisas um espetáculo aos olhos. Quando uma flor abria, levava-as a perceber sua anatomia, suas cores." Ao responder se temia desgaste na imagem ao entrar na política, disse em tom tonitruante: "Quem vence sem risco triunfa sem glória!".

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Um dia histórico

Filiação de Marina Silva leva mais de 1.500 verdes a São Paulo
Secretaria Nacional de Comunicação DF30/08/2009 - 18:00

Muita emoção e entusiasmo marcaram a cerimônia de filiação da Senadora Marina Silva ao Partido Verde, que contou com a presença de mais de 1.500 verdes de todo o país.Assim que a senadora chegou com a família ao bufê Rosa Rosarum, um dos mais tradicionais de São Paulo, foi ovacionada pelos militantes. A ex-ministra foi recebida em clima de comício pelos novos colegas de sigla. Um vídeo com trechos da trajetória de Marina foi transmitido no início do evento.Além dos deputados federais Fernando Gabeira, José Sarney Filho e Edson Duarte (líder da bancada do PV na Câmara), faziam parte da mesa a prefeita de Natal, Micarla de Souza, o presidente nacional do PV, José Luiz Penna, o vice do partido, Alfredo Sirkis. O escritor Augusto Cury também confirmou sua filiação ao PV. Estavam presentes ao evento o ministro da Cultura, Juca Ferreira e Catherine Grèze, representante da federação dos partidos verdes da Europa e outros parlamentares brasileiros, além dos artistas Cristiane Torloni, Vitor Fasano e Paulo Jobim, filho de Tom Jobim.A prefeita de Natal, Micarla de Souza, fez questão de ressaltar a importância das mulheres no PV:- O PV é um partido com alma feminina, onde a mulher faz a diferença. Estamos preparados para mudar a política de educação, saúde, segurança.Chico MendesEgressa do PT após 30 anos de militância, a senadora Marina Silva (AC) aproveitou a filiação ao PV para relembrar o início de sua trajetória política ao lado de Chico Mendes, seringueiro e sindicalista acreano assassinado há quase 21 anos. Marina disse que Mendes foi seu "professor" nas militância em causas políticas e de preservação ambiental da Amazônia.- No Acre, o PV foi criado pela vontade do Chico Mendes, afirmou Marina.A filha de Mendes, Elenira, foi uma das personalidades que abonaram a entrada de Marina no PV. Em retribuição ao gesto, a senadora elogiou a atuação do seringueiro na preservação da Amazônia e na consolidação da própria entrada dela na vida pública.- Elenira, o seu pai foi o meu professor. Espero que eu possa fazer por você o mesmo que ele fez por mim - disse Marina.Nos anos 1980, Marina trabalhou ao lado de Mendes no sindicato dos trabalhadores rurais de Xapuri, que entrou em conflito com produtores da região devido à devastação da floresta amazônica.CandidaturaSob os gritos de "Brasil urgente, Marina presidente!", a senadora reafirmou que ainda não tomou decisão sobre uma possível candidatura presidencial:- Me sinto honrada com o convite para ser candidata a presidente, mas essa decisão é para 2010 - afirmou Marina.O vice-presidente do PV, Alfredo Sirkis, completou a afirmação da senadora dizendo que, quando Marina diz que sua candidatura será decidida de 2010, é uma resposta contrária à antecipação da campanha eleitoral feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que já definiu seu apoio ao nome da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.Na visão de Sirkis, Lula prestou um desserviço à sociedade brasileira ao antecipar o processo eleitoral. - Assuntos importantes que deveriam ser debatidos no País foram deixados de lado por causa da campanha a presidente - criticou um dos fundadores do PV no Brasil.A senadora ressaltou que, se for candidata à sucessão presidencial, usará como plataforma política as questões ambientais. Para ela, o Brasil tem condições de conciliar o crescimento econômico e o desenvolvimento social com a sustentabilidade.O Presidente Nacional do PV, José Luiz Penna, afirmou que a decisão tomada na Executiva Nacional é que os verdes terão uma candidatura presidencial em 2010 e que Marina é o nome preferencial e desejado:- Se a senadora quiser, será candidata, certamente. Mas vamos esperar o momento dela, a firmeza dela, para fazer isso - disse Penna.Penna também comentou que a possível candidatura presidencial Marina dependerá do "conforto" da ex-ministra:- Se for confortável para ela, nós a apoiaremos. Mas se ela se decidir por outra coisa, o partido vai definir outro nome. Se ela quiser ser a nossa candidata, será. Mas depende do conforto dela para enfrentar essa batalha. Para o PV, é um crescimento importante, mas mais do que isso, é a possibilidade de se fazer um projeto sustentável para o Brasil - acrescentou.Muito aplaudido ao discursar, o deputado federal Fernando Gabeira reconheceu que o PV poderia ter crescido mais, "mas agora começa a se abrir uma nova oportunidade". Gabeira fez duras críticas ao momento na política:- Esse tema (a ética na política) é importante porque nós temos no Brasil hoje um governo moralmente frouxo, um Congresso apodrecido e um Supremo Tribunal Federal em princípio de decomposição com a decisão tomada nesta semana - disse Gabeira. - Nós não temos a pretensão de constituir um partido de pessoas infalíveis. Temos a pretensão de construir um partido de pessoas que, quando erram, reconhecem o seu erro, corrigem o rumo e reparam o que fizeram.Gabeira ressaltou que o PV não deve ter receio de ser acusado de utilizar um discurso udenista: - Muita gente fala que falar de ética na política é coisa da UDN. Mas em 2002 apoiamos o PT e foi pela ética na política.Gabeira lembrou que 9 milhões de crianças no Brasil vivem sem saneamento básico e disse que o partido precisa apresentar também uma proposta para reduzir a violência no País. "O PV tem de dizer alguma coisa sobre a violência urbana, tem de propor um caminho", cobrou.Ao dar as boas-vindas à senadora Marina Silva, Gabeira voltou a citar a necessidade da ética na política e da importância da liberdade do debate de ideias: - A entrada da senadora Marina Silva no PV introduz a 'cláusula de consciência' no nosso programa. O partido jamais vai violentar a consciência de qualquer militante. Seremos um partido rigoroso com os desvios, mas seremos tolerantes com a consciência humana, que é a luz que manterá o partido vivo.Durante o evento, além de Marina Silva e Augusto Cury, o PV recebeu a filiação do ex-deputado federal Luciano Zica, do ex-presidente do IBAMA, Bazileu Margarido, do sociólogo Carlos Novaes, do físico e ex-diretor do Greenpeace no Brasil, Roberto Kishinami, entre outros. E ainda mais de 200 pessoas que preencheram o cadastro de pré-filiação no site do PV.

domingo, 30 de agosto de 2009


Brasil, Urgente! Marina presidente!
Partido Verde de Joinville.

Às 13H23, do dia 30 de agosto de 2009, a senadora Marina Silva passou a ser filiada ao Partido Verde. Assim que começou a falar, em coro os presentes gritaram: Brasil, Urgente! Marina preseidente! (aguarde mais conteúdo, assista http://www.tvdopv.com.br/
Filiação da senadora Marina Silva será transmitida ao vivo, a partir das 11 horas deste domingo, pela TV do PV. http://www.tvdopv.com.br/

sexta-feira, 28 de agosto de 2009



PV DE JOINVILLE. Marina Silva é recebida pelo PV em Brasilia. Assista a primeira reunião de Marina Silva no PV, realizada na quarta-feira (25). Ela fala de Chico Mendes, Alfredo Sirkis, Fernando Gabeira, entre outras lideranças que marcaram sua relação com a Ecologia. Ela deverá, como já foi anunciado, se filiar ao partido nesse domingo, no Encontro Nacional do PV, em São Paulo. [Video gravado pela Secretaria Nacional de Comunicação do partido.]

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

[IMPRENSA. Do site da nacional do PV]

Ah, a imprensa que temos...
A Istoé e o JB hoje publicam matérias negativas que faço questão de reproduzir na sessão clipping desse site para os que queiram lê-las e conhecer minhas observações a respeito. Na matéria da Istoé e nas duas do JB a negatividade parece mais ser o reflexo de uma cultura jornalística, que atualmente influencia até o mais tenro foca, do que uma campanha urdida. Nessa cultura tudo que tem a ver com política é sujo, feio e mau. Toda reportagem jornalística é a busca do mal escondido em algum lugar. Por outro lado, o que as pessoas dizem, pouco importa, são meras aspas para ilustrar a tese já previamente elaboradas, suas palavras podem ser distorcidas à vontade. E apurar mesmo os fatos com o mínimo de rigor, isso já não se usa há muito tempo...Como sei que é assim que as coisas são atualmente já nem me surpreendo mais. Paciência, vai ser assim e vamos ter que recorrer cada vez mais à internet e as novas midias.Mas para os interessados sugiro lerem as nossas observações. Istoe,JB1 e JB2Mais grave foi a manchete de ontem de O Globo, atribuindo a Marina uma posição que jamais defendeu: a de que "o governo Lula não se proecupa com a questão social" Evidentemente Marina nunca diria isso. O que dizemos com todas as letras é que Lula, pessoalmente, como presidente, não se preocupa com a questão ambiental. E a Veja requenta a história das contas do TSE nos seus lançes mais absurdos: a história do avião fretado para levar 150 militantes ao Pará --uma economia em relação a passagens individuais-- e umas histórias requentadas e bobas sobre uma passagem para o cineasta Hermano Penna (que fez um trabalho de graça para o PV) e uma passagem inexistente para a mulher do Penna. E para ilustrar esse zero jornalístico, requentado, uma foto gigante do Penna. Meu Deus...

Globo cria "editoria Marina"
Escreve nosso companheiro Egeu Laus: Direto de minhas fontes na imprensa:Orientações específicas da direção do jornal O Globo para a cobertura da campanha de Marina Silva: mantê-la presa ao tema ambiental, destacar todas as declarações que a contraponham a Lula e a Dilma, apresentá-la como uma candidata idealista, dar destaque a declarações de militantes e aprofundar a ruptura com o PT.Por Altino Machado, em seu blog:— Acaba de ser criada a "Editoria Marina Silva" — afirma uma fonte.Já aconteceram duas reuniões informais — na quarta-feira e ontem — das quais os editores saíram dando dicas, o que evidencia tratar-se de um plano que vem de cima.Querem inflar a candidatura dela, mas marcando-a como alguém fora da realidade. Mais ou menos o mesmo que fizeram com Fernando Gabeira na eleição do Rio. Também fizeram com Carlos Minc, chamando atenção para os coletes dele e esquecendo a questão ambiental.No caso de Marina Silva, provavelmente vão dar destaque à questão ambiental para evitar levar o debate para o tema do modelo econômico.No tema ambiental, tem saído várias reportagens nos jornais paulistas elogiando José Serra nessa questão, o que certamente equivale a uma vacina anti-Marina Silva.A Justiça bloqueou as obras do Rodoanel em São Paulo por conta de irregularidade nos pagamentos, mas existem ações por questões ambientais obstruindo o projeto e os jornais omitem.A ex-seringueira e ex-ministra do Meio Ambiente hoje já é manchete do Globo: "Marina diz que Lula é insensível a causas sociais".A Rede Globo sabe o que está fazendo. É muito fácil marcar Marina Silva como uma mulher idealista e fora da realidade. Basta pinçar umas frases, como costumam fazer as editorias de política, ou entrevistar alguns dos assessores dela, ou mesmo o Fernando Gabeira.

Nota do jornalista Luciano Martins Costa, do Observatório da Imprensa:
Marina entra no jogo.A senadora Marina Silva ganhou subitamente, como possível candidata à Presidência da República, uma exposição que a imprensa nunca lhe proporcionou nos cinco anos em que ocupou o Ministério do Meio Ambiente.Ela é o tema da manchete do Globo nesta sexta-feira.Mas não por conta de um plano de governo ou de uma entrevista na qual eventualmente explica por que considera importante disputar a sucessão do presidente Lula da Silva.Marina é capa do Globo porque declarou — ou teria declarado — que o atual governo é insensível a causas sociais.Como em todos os casos de jornalismo declaratório, seria arriscado analisar uma frase destacada sem conhecer o contexto em que foi proferida, mas pode-se arquivar o texto na pasta da campanha eleitoral de 2010.Como se sabe, declarações de campanha eleitoral têm valor muito relativo: elas valem apenas no contexto da campanha.Observe-se, por exemplo, as coleções de frases que os jornais resgatam anos depois que foram ditas, em contextos políticos muito diferentes, para tentar convencer o leitor de que tal ou qual declarante não tem coerência.Embalada na oportunidade de ocupar espaço na imprensa por conta de sua saída do Partido dos Trabalhadores, Marina Silva trata de aproveitar a oportunidade.Mas deve saber que suas frases serão pinçadas daqui a um tempo e expostas aleatoriamente, ao sabor das intenções dos editores.Essa é uma das grandes armadilhas nas relações de personalidades com a imprensa, e muito especialmente no caso dos protagonistas da cena política.Uma frase dita hoje para justificar um rompimento pode ser usada daqui a alguns meses para criticar uma aliança.Se Marina Silva quer conduzir uma campanha diferente do que temos visto por aqui, precisa começar a selecionar muito bem o que vai dizer na frente de jornalistas ou de interlocutores com acesso à imprensa.O jogo em que ela está entrando admite caneladas e os árbitros são ao mesmo tempo chefes de torcida organizada.

sábado, 22 de agosto de 2009



Mobilização "Vem Marina" neste domingo, em São Paulo.
Militantes do PV e do movimento VEM MARINA convidam os dirigentes do Partido Verde e toda sociedade para estarem nas ruas de São Paulo (ou de suas cidades) para estarem neste domingo, num grande moveimento que vai convidar publicamente a Senadora Marina Silva a vir para o PV. Concentração no Parque Trianon em frente ao metrôTrianon Masp, as 14hs. Mais informações no site: Vem Marina!

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

PV articula leque de apoio à candidatura de Marina Silva. (Fonte: Gustavo Uribe/ Estadão Online)

Ainda que a senadora Marina Silva (AC) não tenha batido o martelo sobre a sua permanência no PT, lideres do PV articulam um leque de apoio que dê envergadura eleitoral à eventual candidatura da ex-ministra do Meio Ambiente ao Planalto em 2010.

O presidente nacional da legenda, o vereador José Luiz de França Penna (SP), já fala em diálogos com o PSB, PPS, PSOL e PDT. "Vamos marcar alguns encontros e cumprir uma agenda mais pontual para as próximas semanas", antecipou. "Mas antes, precisamos ter uma resposta da Marina Silva sobre se ela aceitará o nosso convite", completou. O primeiro passo do partido será a escolha de um nome que componha uma chapa mista com a eventual candidata do PV. Entre lideranças da sigla consultadas pela Agência Estado, o nome do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) é unanimidade. "O PDT é um bom partido e o Cristovam se animou bastante com o convite que fizemos a Marina", disse Penna. "Resta saber se ele toparia agregar valor à nossa candidatura", emendou. Outros nomes como o da presidente nacional do PSOL, Heloisa Helena, e o da presidente da Comissão da Amazônia e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados, Maria Helena (PPS-RR), também são apostas de membros do partido. "Temos muitas alternativas em mente. Mas nenhuma se compara à de Cristovam. Ele é quase consenso entre os verdes", avalia uma liderança da legenda. Desde a reunião que selou o convite do PV para que Marina Silva dispute a presidência da República em 2010, em 29 de julho, o senador Cristovam Buarque já estava cotado pela Executiva Nacional da legenda para ser o vice da ex-ministra em uma eventual candidatura. Além de ser um nome conhecido pelo eleitorado brasileiro - o parlamentar disputou a sucessão ao Planalto em 2006 -, o pedetista agregaria conteúdo ao programa do partido, que pretende passar por uma "refundação" para 2010, diz o líder do PV. Intelectual e professor universitário, Cristovam é um dos maiores entusiastas de um sistema educacional básico de qualidade no País.

Desenvolvimento sustentável - "Nós conversamos por telefone e ele tem colaborado bastante com ideias que a sigla pode adotar em seu programa partidário", disse Penna. O carro-chefe da campanha do PV em 2010 é a proposta de implementação de um desenvolvimento sustentável no País. Contudo, a sigla tem consciência de que um palanque monotemático não vence eleições. O partido tem dialogado nos últimos dias com intelectuais e acadêmicos para a inovação de suas referências programáticas. "Temos também de dar resposta aos outros problemas do País, como segurança e saúde", propõe o deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ). mEm conversa com interlocutores, Cristovam manifestou o desejo de ser candidato a vice de Marina em uma eventual eleição, caso o PDT não tenha candidatura própria. O senador anunciou às suas bases no Distrito Federal que "não voltará tão cedo" a disputar como cabeça de chapa uma sucessão ao Planalto. De acordo com correligionários do senador, ele teria dito "que não ficaria bem para a sua biografia" entrar em uma corrida eleitoral sem chances de vitória.

Uma alternativa que surgiu também nas últimas semanas é a possibilidade de o PV disputar a presidência da República em 2010 com uma chapa puro-sangue, o que Penna avalia ser uma hipótese para ser levada em conta apenas se não houver um nome competitivo de outra legenda.

"Esse negócio de puro-sangue é coisa para cavalo", brincou o vereador. "Vamos articular com outros partidos. Só com alianças se vence uma eleição", reiterou. Caso a sigla opte por um dos integrantes do quadro partidário, lideranças do PV apontam que o nome mais indicado é o do deputado Fernando Gabeira.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Marina Silva é o Barack Obama do Brasil, diz Sarney Filho.
Pesquisa do PV mostra Marina Silva (PT-Acre) com 10 a 14% das intenções de voto na corrida presencial. Leia matéria com o deputado do PV, Sarney Filho (PV - Maranhão). Clique aqui! (Foto: site sarneyfilho.com)

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Movimento Marina Silva presidente
já está nas ruas e na WEB


1. Veja aqui, o site!
2. Notícia no UOL

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Bate-boca entre os senadores, ontem. Pedro Simon pede a renúncia de Sarney.
(Veja na barra lateral do blog em: "Bate-boca no Senado)

segunda-feira, 3 de agosto de 2009


Marina Silva presidente pelo PV?
Matéria do Estadão, leia aqui!

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Aliança dos Verdes
O deputado federal José Paulo Tóffano (PV-SP) lançou nesta semana o projeto “Aliança dos Verdes – Encontro de Gestores Públicos para a Sustentabilidade”. Leia no site da nacional e ouça a entrevista do deputado. Clique aqui!

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Pesquisa mostra que Gabeira estaria
eleito Senador e com chances para
Governador


O Partido Verde encomendou uma pesquisa ao GPP que foi realizada nos dias 20 e 21 de junho. Na parte política, as conclusões principais foram: o PV é o quinto partido na prefencia dos cariocas com 5,1%, atrás do PT(28,9%) do PDT(7,2%), do PMDB(6,2%) e nosmesmo patamar do PSDB(5,5%). A mesma situação acontece no estado com percentuais legeiramente diferentes.Em relação às perspectivas para 2010, se as eleições tivessem sido naqueles dias e Gabeira candidato ao Senado, estaria eleito, no cenário mais provável: Crivella(PR) 38,8%, Gaveira(PV) 36,8%, César Maia(DEM) 34,5%, Lindberg(PT) 18% e Picciani(PMDB) 7,5% com 44% de indecisos mais nulos. Esses percentuais naturalmente refletem o fato do eleitor poder escolher dois candidatos já que haverá duas vagas em disputa.Na hipótese de Gabeira candidato ao governo do Estado, no cenário "enxuto" (que torna a pesquisa mais eficaz nessa fase preliminar de aferimento de tendêncas) teríamos: Cabral 36,8%, Gabeira 24,6% e Garotinho 20%.Para conhecer em detalhes a pesquisa
VEJA AQUI

sexta-feira, 17 de julho de 2009


PV terá candidatura própria à presidência em 2010. Leia no blog da Nacional, clique aqui!

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Processo de cassação do governador LHS entra na pauta do TSE


A partir das 19 horas, o processo de cassação do governador Luiz Henrique entra na pauta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Está previsto para o mesmo horário o discurso do governador que vai abrir a 41ª Convenção Estadual do Comércio Lojista.O peemedebista não abriu mão de sua agenda oficial e garante que permanece no evento até o fim. Assessores vão se encarregar de mantê-lo informado sobre o que acontece em Brasília. Recheado de políticos e aliados históricos, o evento tem tudo para se tornar um ato pró-Luiz Henrique — seja qual for o resultado do TSE. Interrompido em 21 de fevereiro do ano passado, quando três ministros haviam sugerido a perda do cargo de Luiz Henrique, o julgamento agora recomeça do zero. Os votos anteriores foram anulados para a inclusão do vice-governador Leonel Pavan (PSDB) no processo. Após se reunir com seus advogados na noite de terça-feira, Pavan almoçou com a bancada tucana no Senado e não disfarçava o nervosismo.— As acusações são inócuas, mas estou apreensivo — admitia Pavan.A aparente tranquilidade do governador não se reflete no corpo de advogados responsáveis por sua defesa. Instalado no apartamento de um familiar, em Brasília, o advogado João Linhares passou o dia desta quarta-feira revisando os argumentos que pretende usar na sustentação oral diante dos ministros. Dividindo espaço na mesa ocupada por calhamaços de documentos, uma oração a Santo Agostinho repousava solene sobre o laptop.— Sou devoto é de João Linhares — brincou o advogado, se referindo a si mesmo. Nos últimos dias, Linhares conversou com pelo menos cinco ministros. Os encontros, prática recorrente no tribunal, serviram para reforçar os argumentos da defesa. O mesmo expediente foi utilizado pelos advogados da coligação Salve Santa Catarina (PP/PV/PMN/Prona), autora das ações contra Luiz Henrique e Pavan. Nesta quarta, os quatro representantes de Espiridião Amin (PP), passaram o dia confinados em uma sala de um dos mais luxuosos conjunto de escritórios de Brasília. Eles selecionaram entre mais de 130 páginas os principais pontos que serão abordados na acusação. — Este é um jogo de xadrez. Dependendo de como o relator conduzir o julgamento, podemos mudar toda a estratégia — comentou o advogado Glay Sagaz.

Fonte: A Noticia

quarta-feira, 27 de maio de 2009

SC é o 2º que mais desmata


Estado ficou atrás de Minas Gerais,
segundo levantamento feito entre 2005
e 2008 e divulgado ontem.


Santa Catarina ocupa o segundo lugar no ranking brasileiro de desmatamento da mata atlântica entre 2005 e 2008. Fica atrás apenas de Minas Gerais. A informação foi divulgada ontem pela Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).Segundo os dados, apenas 23,29% dos remanescentes da floresta do Estado estão protegidos.Além de figurar entre os Estados que estão em situação crítica, os dados que integram o novo levantamento do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica ainda citam as cidades de Itaiópolis, no Planalto Norte, e Santa Cecília, no Meio-oeste, entre os líderes em desmatamento no País.Segundo pesquisa realizada pela Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma), Itaiópolis, que foi apontada com a segunda cidade brasileira que mais desmatou nos últimos três anos, apresenta agora a maior área de mata nativa do Estado, cerca de 58% dos 75,3 mil hectares do território.“A situação está controlada. Uma fiscalização rigorosa no ano passado inibiu o desmatamento. Temos muita mata aqui e a cidade sofreu uma grande expansão”, afirmou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Agenor Stocco.O secretário da Administração de Santa Cecília, Francisco Inácio Luvisa, observou com desconfiança os números apresentados pelo levantamento. A cidade, que ocupa o 10º lugar entre as que mais perderam cobertura vegetal, está classificada pela Fatma entre as mais reflorestadoras. “Há três décadas, fizemos um reflorestamento com dinheiro de incentivo fiscal e hoje estamos fazendo a colheita de pínus destas áreas. Mas esta mata não é nativa. Penso que eles consideraram esta área”, justificou Luvisa.De acordo com a diretora de gestão do conhecimento e coordenadora do Atlas pela SOS Mata Atlântica, Marcia Hirota, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Bahia são as áreas mais preocupantes para a mata atlântica.


NANDA GOBBI FLORIANÓPOLIS

Fonte: site A Noticia

segunda-feira, 25 de maio de 2009

DIA SEM IMPOSTO


Ocorre hoje em 4 cidades brasileiras uma campanha para marcar o dia do imposto.A campanha ocorre da seguinte forma: faz-se um acordo com postos de gasolina centrais na cidade para que a venda do combustível no dia seja feita sem o preço dos tributos. As organizações promotoras do evento cobrem a diferença.
A data escolhida é importante. O Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) estima que entre 1 de janeiro e 25 de maio de 2009 os brasileiros já terão pago mais de 400 bilhões de reais em tributos, equivalente a 40,15% da renda da sociedade brasileira.
A não-discriminação universal entre preço e imposto é uma das formas mais perversas de alienação política. Sem fazer idéia de quanto paga ao governo, o cidadão acaba por acreditar que os empresários são os únicos responsáveis pelos preços altos. O governo se aproveita da ignorância do cidadão para justificar sua ineficiência e suposta falta de recursos.
O Brasil inteiro sai perdendo.