quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Prezados Filiados do Partido VERDE de Santa Catarina,




COMUNICADO CONJUNTO DA EXECUTIVA ESTADUAL DO PVSC E DO SEMINÁRIO ESTADUAL DE FORMAÇÃO POLÍTICA E CANDIDATURA PRIORITÁRIA MARINA PRESIDENTE



1. O Partido Verde de Santa Catarina, após a reunião de posse da nova Executiva Estadual, ocorrida no dia 2 de outubro de 2009, realizou no dia seguinte (3/10/2009), no plenarinho da Assembléia Legislativa de SC, o Seminário Estadual de Formação Política com líderes e parlamentares, históricos, atuais e novos filiados do PVSC, simpatizantes e outros apoiadores da alternativa Verde - Marina Presidente.



2. Estiveram presentes ao Seminário membros da Executiva Nacional do PV, como o Coordenador para a Região Sul do Brasil, Mauricio Bruzadin/SP, a secretária nacional de Organização do PV/RJ, Carla Piranda, Rogério Menezes/SP e o dep. federal Paulo Tóffano/SP, respectivamente, secretários estadual e nacional de Formação Política do PV. Os representantes da Executiva Nacional abordaram o processo de refundação do PV, a experiência realizada pelo PV em São Paulo, bem como as diretrizes para as eleições de 2010. Como participação especial - Carlos Novaes, integrante da Coordenação Nacional do Programa Marina Presidente, que fez uma análise fundamentada do cenário político nacional e o impacto da candidatura Marina, e os desafios do PV e do projeto Brasil Sustentável, como alternativa política para o país.



3. Com a nova Executiva Estadual, em conjunto com as Secretarias Nacional e Estadual de Formação Política e Organização do PV, no Seminário foi desencadeado o processo de refundação do PV, através da discussão programática e estatutária, com o estabelecimento da agenda de mobilização e organização do partido nas 10 Regiões Hidrográficas Catarinenses, além de outras iniciativas, que visam reforçar a candidatura Marina e a afirmação dos valores do PV e sua importância política-estratégica em Santa Catarina e no país.



4. Também ficou definido pela nova Executiva Estadual e os participantes do Seminário que o PV SC, a exemplo dos demais estados da federação, irá lançar candidatos próprios a todos os cargos nas eleições de 2010. Neste sentido, deliberou-se que o processo de candidaturas no Estado e a definição da lista de candidatos será realizada pelas instâncias do PVSC, após um amplo debate interno, realizado em cada município e região, com todos os filiados e apoiadores da alternativa Verde em Santa Catarina.



5. Para tanto definiu-se pela composição consensual do Conselho Político Estadual, que atuará dentro dos princípios estatutários, estabelecendo a política do PVSC em âmbito estadual, principalmente a questão da refundação do PV e a composição de chapa própria, em todos os níveis, e cujos nomes serão oportunamente comunicados a imprensa e institutos de pesquisas, respeitando-se o calendário eletivo do TSE/TRE’s nos estados.



6. Dentro desse contexto, o PVSC torna público e oficial que nenhum membro do partido poderá se considerar candidato ou pré-candidato a qualquer cargo em disputa para as eleições do ano de 2010, pois o comando do PVSC ainda não definiu a questão das candidaturas, o que será efetivado a partir da Agenda de Mobilização e Construção Partidária, conforme precípua o Estatuto e as orientações políticas conjuntas definidas nas instâncias Nacional e Estadual do Partido Verde.



Cordialmente,



Florianópolis, 05 de outubro de 2009.



Mauro Beal

Presidente da Executiva Estadual

Nenhum comentário: