quarta-feira, 14 de abril de 2010


13 de abril – Dia dos Jovens


Hoje, 13 de abril, é considerado o “dia dos jovens”. Mais de um terço da população mundial é formada por jovens. Como não dizer que o jovem é o futuro do planeta?
A juventude é uma fase de transição da vida que fica entre o mundo da educação e o mundo do trabalho. É a fase em que o indivíduo busca a sua autonomia. Estimular esta autonomia é fortalecer o ideal de ser reconhecido como alguém com opinião e vez, capaz de ajudar a mudar as coisas da sociedade em que vive.
Nós jovens, precisamos entender que podemos e somos capazes de agir e influenciar nos acontecimentos políticos e sócio-culturais de nosso país.
Infelizmente, uma parte da sociedade, vê o jovem como problema. É comum associá-los à casos de doenças sexualmente transmissíveis, drogas, violência, tabagismo, álcool. Evidenciam-se os problemas e fecham-se os olhos para ver que nós somos a possível solução de diversos conflitos do futuro.
Somos nós, os jovens de hoje quem ocuparão cadeiras do governo, diretoria de grandes corporações, o mercado de trabalho de amanhã. Precisamos ter voz ativa para poder traçar o nosso futuro. Precisamos ter garantidos os nossos direitos, sabendo que é nosso dever lutar por eles.
Reivindicar o direito à saúde, segurança, lazer, à educação, ao ingresso no mercado de trabalho, é assegurar para si uma estabilidade nos seus planos profissionais e sociais.
Que a partir de hoje, ainda mais este ano, ano de eleger nossos representantes nas esferas estadual e federal, possamos nós, jovens, sermos críticos o suficiente para, nas urnas, saber escolher os candidatos comprometidos com os nossos ideais. Que possamos ir ainda mais longe. Além de escolher, cobrar depois, o que outrora fora dito, exercendo nossa cidadania, lutando por nossos direitos, na busca de uma sociedade melhor.

Muriel Machado

Secretário PV Jovem de Joinville

Nenhum comentário: