sexta-feira, 19 de março de 2010

TI Verde: Governo federal publica especificações para a compra de PCs

Ministério do Planejamento divulga na web normas que devem ser observadas preferencialmente pela administração federal e por autarquias e fundações.

 

O Ministério do Planejamento divulgou na internet as normas para a compra de "computadores verdes" pelo governo federal. No site http://www.governoeletronico.gov.br/sisp-conteudo/especificacoes-tic é possível verificar as características dos equipamentos.
Os requisitos incluem, por exemplo, melhorias da eficiência energética e restrições quanto ao uso de substâncias nocivas na fabricação dos produtos. Segundo a portaria nº 2, publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (18/03), órgãos da administração federal, autarquias e fundações devem observar, preferencialmente, esses requisitos durante o processo de compra de computadores.
Segundo comunicado divulgado pelo Ministério, os órgãos que seguirem as orientações devem exigir, no edital, que os equipamentos não contenham substâncias perigosas como mercúrio (Hg), chumbo (Pb), cromo hexavalente (Cr(VI)), cádmio (Cd), bifenil polibromados (PBBs), éteres difenil-polibromados (PBDEs) em concentração acima da recomendada na diretiva da Comunidade Europeia, RoHS (Restriction of Certain Hazardous Substances). Além disso, a eficiência dos computadores deve ser superior a 80% no fator de potência do seu desempenho, pois, dessa forma, já redução no consumo de energia elétrica.

Segundo o Ministério do Planejamento, as recomendações foram colocadas em consulta pública entre 14/12/09 e janeiro de 2010. Elas também integram a Instrução Normativa Nº1, de 19/01/10, pela qual o Ministério regulamentou a utilização de critérios sustentáveis na aquisição de bens e na contratação de obras e serviços pelos órgãos do governo federal.
A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento também colocou no site as especificações de estações de trabalho básica, padrão e avançada e de notebooks. Essas características devem ser observadas pelos órgãos do governo federal, conforme determinou a Portaria n° 2.
A norma determina ainda que as aquisições de bens nessa área devem estar de acordo com o Plano Diretor de Tecnologia de Tecnologia da Informação (PDTI) do órgão. A partir de julho, esse planejamento deverá conter também a política de aquisição, substituição e descarte de equipamentos.

Fonte: IDGNow

Nenhum comentário: