segunda-feira, 20 de julho de 2009


Audiência pública em Joinville
Derrubada das figueiras em discussão


A Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundema) confirmou para o dia 31 de julho a audiência pública para discutir a situação das figueiras (Ficusbenjamin) plantadas ao longo da avenida Hermann Lepper, no trecho da ponte azul até a rua Itaiópolis.

A audiência será às 19 horas, na Câmara deVereadores. O Edital de Convocação foi publicado neste sábado (18), no jornal A Notícia.

A audiência vai envolver o Gabinete do Prefeito, a Fundação Instituto dePesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville(IPPUJ), a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e a Companhia de Desenvolvimento e Urbanização de Joinville (Conurb).

Também estão sendo convidados a 1ª Vara da Fazenda Pública/Comarca de Joinville, o Ministério Público Estadual, técnicos da SC Gás, representantes da Associação Empresarial de Joinville (Acij), Associaçãode Joinville e Região de Pequena, Micro e Média Empresa (Ajorpeme), Geoforma, universidades e outras pessoas interessadas.

Além de ampliar o debate sobre o tema, a audiência pública cumpre decisão judicial. Desde fevereiro de 2008 existe uma liminar deferida pelojuiz de direito Carlos Adilson Silva, pedindo a realização de uma audiência pública para discutir a pretensão de derrubada das árvores. Naaudiência, a Fundema vai apresentar o resultado dos estudos técnicosencomendado junto à empresa especializada.

As figueiras, consideradas inadequadas para áreas urbanas, foram plantadasem 1996. Desde o ano passado estão provocando danos no asfalto e colocandoem risco a segurança de motoristas e pedestres. Também existe a preocupação de que as raízes das árvores possam afetar a tubulação da SC Gás que passa pela avenida.

Um comentário:

Assessoria de Comunicação SCGÁS disse...

SCGÁS afirma que a rede de gás natural na Av. Hermann Lepper está segura





Mediante a questão polêmica sobre a manutenção das figueiras na Avenida Hermann Lepper, a SCGÁS reafirma à população de Joinville que, mantidas as condições atuais, a tubulação de gás natural está segura.



A tubulação não está sofrendo interferências das árvores, pois não há enraizamento das mesmas sobre a rede de gás. As figueiras já sofreram deslocamento e não afetaram a tubulação. Da mesma forma, a tubulação não está produzindo efeitos no asfalto do local.



A SCGÁS informa ainda que todas as suas obras são licenciadas junto à Prefeitura. Este licenciamento exige a aprovação de um projeto executivo, passando por criteriosa análise dos órgãos responsáveis, vinculados à Prefeitura.



Quando consultada sobre o assunto pela Defesa Civil, a SCGÁS fez visitas técnicas ao local e informou que a rede está segura, não sendo afetada pelas figueiras.



A SCGÁS coloca-se à inteira disposição para demais esclarecimentos sobre o assunto.