terça-feira, 21 de julho de 2009

Poda e supressão de árvores
no Aeroporto de Joinville

Um ato simbólico vai marcar, no dia 6 de agosto, o início da execução dos serviços de poda e supressão de árvores na cabeceira norte do Aeroporto de Joinville. A abertura das propostas da licitação será no dia 5 de agosto."Se não houver nenhum problema, as obras começam no dia 6", informou oprefeito Carlito Merss aos integrantes do Conselho de Desenvolvimento de Joinville (Desenville), nesta segunda-feira (20), durante a segunda reunião do Conselho nesta administração.

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundema), Marcos Schoene, a partir do dia 6 a empresa vencedora da licitação terá três meses para executar o serviço. A poda e supressão de árvores vão acontecer em uma área de cerca de 150 mil metros quadrados e tem por objetivo evitar problemas no pouso e decolagem de aviões.

Ampliação do Aeroporto
Durante a reunião, o diretor-executivo da Secretaria e Integração e Desenvolvimento Econômico (Side), pasta que coordena as reuniões do Desenville, Rodrigo Thomazi, falou sobre a situação da ampliação da pista do aeroporto. A minuta para novo convênio entre a Prefeitura e a Infraero será elaborada pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan). O convênio anterior venceu em 2007 e não foi renovado.

A Side já atualizou os valores que devem ser gastos com a desocupação da área para a ampliação do aeroporto (a Secretaria de Habitação cadastrou 72residências), com a retificação e dragagem do rio Cubatão e o contorno rodoviário. Estas obras serão de responsabilidade da Prefeitura e somam um investimento de R$ 23 milhões.

Durante a reunião, a coordenadora executiva do Projeto Viva Cidade, CarlaCristina Pereira, falou sobre o andamento dos trabalhos. O Plano Diretorde Drenagem Urbana (PDDU) da bacia do Rio Cachoeira será concluído até o final do ano e vai definir por onde devem começar as obras para contençãode inundações. Nos dias 27, 28 e 29 deste mês uma delegação de técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) estará em Joinville para inspeção do projeto Viva Cidade.


Empreendedor Individual

Outro tema da reunião foi a criação do Empreendedor Individual, figura que passou a vigorar em todo o País a partir de 1º de julho, por meio de lei federal, e que quer tirar trabalhadores autônomos da informalidade. A minuta da lei municipal do Empreendedor Individual está sob análise na Procuradoria do Município e será encaminhada à Câmara de Vereadores.

Depois da aprovação, a Side quer realizar uma ampla divulgação para que os trabalhadores autônomos tomem conhecimento e tenham a chance de sair da informalidade. Já são parceiras neste objetivo a Acomac (Associação dosComerciantes de Materiais de Construção de Joinville) e a Ajorpeme(Associação de Joinville e Região da Pequena, Micro e Média Empresa).

Nenhum comentário: