sábado, 6 de março de 2010

Mobilização na internet é possível, segundo jovens brasileiros

Em pesquisa inédita, o Instituto Posicione Brasil ouviu 1.929 jovens de 21 estados brasileiros e constatou que 59% deles acreditam que no Brasil é possível se fazer uma mobilização via web tal como foi elaborada nos Estados Unidos, em 2008, que resultou na eleição de Barack Obama.

A pesquisa, que foi feita através de entrevistas na internet, ouviu pessoas na faixa etária de 18 a 34 anos em que mais de 90% tinham, no mínimo, concluído o ensino médio.

Dos que acreditam em um movimento cibernético, somente 16% afirmaram não aceitar participar de mobilizações políticas pela web. Dos 84% restantes, 24% poderiam participar de forma incondicional ou dependendo do candidato (54%) e 6% se mobilizariam dependendo de quem estivesse participando do movimento na grande rede.

Também ficou constatado que o histórico do político (89%) e as suas propostas (84%) são os principais fatores apontados como determinantes para a definição de votos dos jovens brasileiros.

Em relação ao acompanhamento dos políticos na rede, 64% afirmaram que não seguem nenhum político na internet. Dos que utilizam a ferramenta, o Twitter é rede social preferida de 28% para se “antenar” das propostas dos candidatos. Blogs, sites pessoais e Orkut ficam em segundo plano, somando 8%, devido ao menor dinamismo destes mecanismos, segundo a pesquisa.


Fonte: http://www.fmanha.com.br/

Nenhum comentário: